Clique aqui e consulte nossas políticas.
Câmara Municipal de Assis Chateaubriand
Acompanhe-nos:
Conheça nossa História
História de Assis Chateaubriand

A história de Assis Chateaubriand foi iniciada em 1958 quando a Colonizadora Norte do Paraná começou desbravar a região Vale do Piquiri. No dia 15 de dezembro de 1960 o pequeno povoado que pertencia ao Município de Guaíra passou a pertencer a Toledo, sendo denominado "Distrito de Tupãssi" que em Tupi Guarani significa "Mãe de Deus". Este povoado crescia surpreendentemente com a chegada dos pioneiros cheios de coragem que se embrearam pelos sertões. Graças a estes homens valorosos, hoje existe Assis Chateaubriand que é uma referência regional. O distrito de Tupãssi cresceu tanto que teve que se desmembrar de Toledo e através da Lei nº 5.389 foi criado o Município de Assis Chateaubriand. No dia 20 de agosto de 1966 sobre o chão recém trabalhado, se criava o Município de Assis Chateaubriand, na época com cerca de 80 mil habitantes. Entre as personalidades presentes na data, estavam:
- Governador do Paraná Paulo Pimentel - Assessor do Governador Antônio Bruneti - Adizio Figueiredo dos Santos, diretor-presidente da Colonizadora Norte do Paraná - Manoel de Souza Ramos interventor na época - Dr. Rudy Alvarez o primeiro prefeito - E outras autoridades locais e regionais - O ator Lima Duarte foi o mestre de cerimônia da solenidade Hoje Assis Chateaubriand tem 33 mil habitantes com cerca de 24 mil eleitores.

Prefeitos: Manoel de Souza Ramos - 1967 a 1969 - interventor - Rudy Alvarez - 1969 a 1973 - primeiro prefeito - Manoel de Souza Ramos - 1973 a 1977 - Koite Dodô - de 1977 a 1982 - Luis Marcos Perdoncini - de 1982 a 1983 - Osvaldo Laghi - 1983 a 1988 - Koite Dodô - 1989 a 1992 - Luis do Amaral - 1993 a 1996 - Vitor Pestana - 1997 a 2000 - Vitor Pestana - 2000 a 2003 - Dalila José de Mello primeira mulher a assumir o executivo de 2005 a 2008

Presidentes da Câmara Municipal: Massashiro Mori por 4 vezes - Nelson Boiago 3 vezes - João Aparecido Pegoraro 3 vezes - Nelson Marciliano, José Costa, Onofre Inácio da Silva, Joaquim Nunes Ribeiro, Eduardo Lulu, Arnaldo Olsen, Hermínio Gomes dos Santos, Dorival Lulu e Dirceu Vieira de Paula, uma vez cada um.

Distritos: Bragantina e Encantado

Patrimônios: Alto Alegre, Engenheiro Azaury, Nice, São Cosme e Damião, São Pedro do Piquiri, Silveirópolis e Terra Nova.

Curiosidades: A primeira construção erguida em Assis Chateaubriand foi uma casa onde hoje está a G-Dário Móveis - Era o bar conhecido por Bar do "Luiz Rato", em razão do nome do proprietário, Luis Hattman. Este bar foi o primeiro a contar com um aparelho de televisão, para o público. Ali, milhares de pessoas assistiram a transmissão da Copa do mundo de 1970. Na época, só havia mais um outro aparelho de tv no município, instaladona residência do gerente da Colonizadora Norte do Paraná, Rudy Alvarez, que mais tarde seria eleito prefeito de Assis Chateaubriand.
- O primeiro posto de combustível foi o Posto do Alemão, de Hans Seiboht, que existe até hoje - Primeiro juiz foi o Dr. Paulo Hauper - Em 1966 a Prefeitura era localizada onde hoje está a empresa Casofarma, depois se instalou próximo à agência dos correios. Quando o prefeito era Osvaldo Laghi ocorreu um incêndio que destruiu o prédio da prefeitura e aí foi construído o atual.
- A rodoviária era localizada na atual Praça Manoel Clemente e na época já existia uma empresa que está na ativa até hoje que é o Bazar Marisol.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024